População é orientada sobre a dengue



Com o início do período chuvoso em São Luís, começa também a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. No ano passado, foram registrados cerca de 1300 casos da doença. A água parada é um dos locais preferidos para o surgimento do mosquito, por isso alguns cuidados são essenciais para evitar a infestação.

Segundo o coordenador do Programa de Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Tavares, a prevenção contra a dengue precisa ser feita todos os dias. “Esse trabalho de prevenção precisa ser permanente. As pessoas precisam tomar cuidado em casa com vasos de plantas, trocando a água por terra, e com o armazenamento da água, cobrindo tanques e cisternas. Pneus e garrafas vazias também acumulam água parada e por isso devem ser retirados de casa ou guardados de maneira correta”, orienta.

O trabalho de prevenção contra a Dengue também é realizado permanentemente pela Prefeitura de São Luís, por meio de campanhas educativas e através dos agentes de saúde. A cada 40 dias, 379 agentes visitam as residências, orientando os moradores sobre os cuidados com a dengue. “Esse trabalho dos agentes é permanente. Eles vistoriam as casas, verificando os locais que apresentam risco de aparecimento do mosquito. Quando eles encontram pontos de infestação, aplicam o produto DPI que elimina o mosquito”, destaca.

Para conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, também são utilizados os carros de nebulização espacial, conhecidos como fumacê. “Esse trabalho também continua sendo realizado pela Prefeitura, priorizando os locais de maior infestação, pois a nebulização não pode ser realizada o tempo todo, sob o risco de o mosquito ficar resistente ao produto”, informa.

Sintomas – Febre e dores nas articulações são os principais sintomas da Dengue, que também causa dores de cabeça e manchas avermelhadas na pele. Caso esses sintomas sejam detectados, a indicação é que o paciente não tome nenhum medicamento analgésico – exceto Paracetamol - e seja encaminhado a qualquer posto de saúde do município, que estão preparados para realizar o tratamento da doença.

Fonte: http://www.saoluis.ma.gov.br/paisagismo/conteudo.aspx?idConteudo=1700

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru